domingo, 29 de agosto de 2010

O PREÇO DO PARAÍSO


Em Cracóvia, na Polônia, havia um homem muito pobre, que não conseguia sequer arranjar dinheiro para sustentar sua família. Quando chegou o Natal, envergonhado de não poder dar nenhum presente à sua mulher, resolveu vender o único animal que possuía - uma galinha, que lhe dava todos os dias pelo menos um ovo para comer. Imaginava que podia comprar algo de belo, mas naquele mesmo dia ela caiu doente, e o homem teve que usar quase todo o dinheiro em remédios. Desesperado, foi procurar o padre do seu bairro.

- Sobrou algo da venda? - perguntou o padre.

- Dez centavos.

- Tudo que vem de Deus tem sua razão de ser. No caminho de volta, passe no mercado e compre para sua mulher a primeira coisa que custar dez centavos. Ela ficará alegre com o presente.

O homem agradeceu, e foi até o mercado. Viu lindas jóias e pensou: "Deus me fará encontrar algo barato".

Aproximou-se da barraca e falou com o comerciante:

- Tenho dez centavos: o que posso comprar?

- Dez centavos! Estou diante de um maluco! A jóia mais barata vale cem moedas de ouro!

- Mas o padre disse que eu conseguiria comprar algo.

Como não havia movimento àquela hora, o comerciante resolveu se divertir:

- Na verdade, eu estava pensando em vender meu lugar no paraíso. E custa exatamente dez centavos!

Sem hesitar, o homem tirou o dinheiro, e o comerciante escreveu em um papel de embrulho: "Vale um lugar no paraíso." Os dois apertaram as mãos, certos de que tinham feito um bom negócio.

Naquela noite, o comerciante, dando gargalhadas, contou a história à sua esposa. Ela reagiu, histérica:

- Jamais viverei com alguém que engana os pobres, e justamente na época de Natal! Saia daqui, e só volte quando tiver este pedaço de papel de novo em suas mãos!

O comerciante, aterrorizado, saiu e começou a procurar o homem por toda a cidade, até que o encontrou.

- Na verdade, eu o enganei - disse. - Aqui estão seus dez centavos, por favor, me devolva o papel.

- Mas eu estou satisfeito! Comprei porque quis, e minha mulher ficará contente com um lugar garantido nos céus!

- Está bem: então já estará ganhando dinheiro, porque lhe pagarei vinte centavos por este papel.

- Não se preocupe, o senhor não me enganou, e estou satisfeito.

- Vou lhe fazer uma oferta que não poderá recusar: lhe darei uma moeda de ouro por este pedaço de papel.

O homem, porém, não se impressionou:

- Uma moeda não resolve meus problemas. Preciso de dez moedas de ouro, porque é isso que ela merece; poderá comprar todos os presentes que deseja, e que nunca pude lhe dar.

O comerciante levou um susto: dez moedas! Mas era pagar isso, ou não poder voltar. Pagou, pegou o papel, e correu para casa.

- Dez moedas de ouro por este papel sem valor! - disse para a esposa. - Aqui está o seu presente de Natal, e não me peça nada mais!

Neste momento, um anjo apareceu para a mulher:

- Quando o seu marido estava disposto a vender seu lugar no paraíso por dez centavos, ele não custava nem um centavo sequer. Mas quando ele se dispôs a comprar de volta por dez moedas de ouro, apenas por amor à você, saiba que o lugar passou a valer muito mais que isso.

"Deus coloca as pessoas certas, nas horas certas, para que se ajudem mutuamente. Graças a você, a alegria da noite de Natal será maior nos céus - porque a alma do seu marido foi salva; também será maior na terra, porque um homem pobre pôde dar dez moedas de ouro para sua esposa. Por tudo isso, agora você merece também sua recompensa."

E transformou o pedaço de papel em uma esmeralda, que até hoje pode ser vista em uma casa na região de Grabarka, na fronteira com a Bielo-Russia.

(Baseada em uma lenda judaica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário